Nos finais do séc. XIX um médico do exército japonês, Sagen Ishisuka, que se curou duma doença de rins intratável pela medicina moderna adaptando um regime alimentar baseado em cereais integrais e vegetais, fundou a primeira organização macrobiótica e foi extremamente famoso no Japão nos finais do século XIX e início do século XX. Para Ishizuka todos os problemas de saúde e sociais tinham como origem uma má nutrição, particularmente um desequilíbrio entre sódio e potássio nos alimentos e, para ele, todos os problemas podiam ser corrigidos adaptando uma prática alimentar de acordo com a constituição biológica humana, em especial a utilização de cereais integrais e vegetais como alimentos predominantes.
O trabalho de Ishizuka foi continuado e desenvolvido por George Ohsawa, escritor americano de ascendência nipônica, que acreditou ter sido a alimentação macrobiótica a responsável pela cura da tuberculose de que sofria. Ohsawa prescrevia segundo a condição individual, pois para ele praticar macrobiótica era comer de acordo com as necessidades em constante mutação de cada um.
Nascia assim uma nova era da nutrição, em estreita relação com a filosofia Zen. Chamaram-lhe dieta macrobiótica (do grego, macro=grande e bio = vida) por acreditarem que aqueles que a seguissem teriam uma longa vida sem doenças.
A dieta macrobiótica está assente num conceito da filosofia chinesa, segundo a qual existem na natureza duas forças opostas que se complementam: yin (força feminina) e yang (força masculina). Os discípulos da macrobiótica acreditam que a saúde e a harmonia do corpo e do espírito dependem do equilíbrio entre estas duas forças.
Uma vez que os alimentos nos são oferecidos pela natureza, também eles são portadores das forças yin e yang. Os macrobióticos procuram um aumento do bem-estar físico através da ingestão de alimentos que tenham um bom equilíbrio das duas forças, ou seja, que não tenham uma predominância de nenhuma delas. Os alimentos que têm este equilíbrio são denominados alimentos neutros, e representam a base da alimentação macrobiótica.
Alimentos neutros, ou seja, com um bom equilíbrio yin/yang:
Cereais integrais (arroz, aveia, cevada, milho, centeio, trigo, trigo sarraceno, painço, etc.) Sementes (de gergelim ou sésamo, de girassol, de abóbora, linhaça, etc. Legumes.
Alimentos yin:
Álcool, Açúcar, Mel, Café, Chá, Ervas aromáticas e especiarias, Óleo, azeite, gorduras sólidas e vinagre, Sumos de legumes e de frutas frescas.
Existe ainda um grupo de alimentos que, apesar de yin, não o são de forma tão marcada, quanto os anteriores. São por isso chamados de alimentos yin intermédios, e situam-se entre os alimentos yin e os alimentos neutros:
Alimentos yin intermédios:
Fruta fresca, Frutos secos, Algas, Cogumelos, Legumes de folha verde,Leguminosas (feijões, incluindo a soja, ervilhas, lentilhas), Iogurte, Kefir
Alimentos yang:
Carnes vermelhas, Caça, Ovos, Queijos curados, Sal, Miso e tamari
Alimentos que se situam entre os predominantemente yang e os neutros são os alimentos yang intermédios:
Alimentos yang intermédios:
Carnes brancas, Pescado (peixe, crustáceos, moluscos), Queijos pouco curados (frescos), Leite e natas.
Ao aderir a uma dieta macrobiótica é suposto evoluir-se ao longo de 7 níveis. Os primeiros níveis para um principiante consistem, basicamente, em eliminar os alimentos yin e yang e manter um consumo preferencial de alimentos neutros e intermédios.
Gradualmente vão-se eliminando também os alimentos intermédios até alcançar o nível 7, que consiste em comer apenas arroz integral (definido como o alimento perfeito). Este extremo da macrobiótica é raramente conseguido, e pelas deficiências nutricionais que apresenta (pobre em calorias totais, proteínas, gorduras, vitamina B12, vitamina D, ferro) não deve ser incentivado. Várias mortes foram causadas por esta forma radical da macrobiótica.
Do ponto de vista nutricional a dieta macrobiótica, nos seus princípios básicos e em níveis pouco avançados, apresenta benefícios inegáveis para a saúde. Por ser pobre em calorias e gorduras saturadas e rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de obesidade, colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, prisão de ventre e, provavelmente, alguns tipos de cancro.
No entanto, à medida que se eliminam determinados alimentos (leite e derivados, leguminosas, produtos derivados da soja e frutas), as carências podem tornar-se graves.
Nas crianças e adolescentes podem verificar-se atrasos de crescimento, subnutrição e raquitismo. A anemia também é vulgar. As mulheres grávidas e a amamentar deverão ter cuidado e evitar os extremos da alimentação macrobiótica, para não comprometerem a sua saúde e o perfeito desenvolvimento da criança. Anemia, atraso do crescimento do bebe e osteoporose são algumas das prováveis consequências de um regime macrobiótico levado demasiado a sério.
Yin-Yang e cinco teorias dos elementos as teorias de Yin-Yang e cinco elementos eram a criação e o desenvolvimento do chinês antigo com sua tradição longa e fiel de observar os ciclos da natureza e as mudanças. Sustentaram que a madeira, o fogo, a terra, o metal, e a água eram as substâncias básicas que constituem o mundo material. Estas cinco substâncias básicas foram consideradas uma parte indispensável do dia-a-dia. Igualmente notaram que o mundo material está em um estado constante de fluxo devido ao movimento dinâmico e ao antagonismo mútuo do yin e dos fatores de yang. O chinês antigo aplica estas duas teorias no campo médico para explicar as atividades physiological e as mudanças patológicas do corpo humano, e para servir-los como um guia ao tratamento clínico com base na diferenciação da síndrome. Estas teorias tornaram-se componente importante da medicina chinesa tradicional. A teoria de Yin-Yang a teoria de Yin Yang sustenta que todos os fenômenos consistem em dois aspectos, yin e yang opostos, que são definidos varia como: para cima e para baixo, esquerdo e direito, claro e escuro, quente e frio, calma e movimento, substância e função, etc.
Os movimentos e as mudanças do yin e do yang dão o ímpeto ao desenvolvimento de tudo ou nas palavras do Suwen, "Yin e yang são a lei do céu e da terra, o esboço de tudo, os pais da mudança, a origem do nascimento e destruição…." Yin e yang representam dois aspectos opostos de cada objeto e seus conflito e interdependência implícitos. Geralmente, qualquer coisa que é móvel, ascensão, brilhante, progredir, hiperativo, incluindo a doença funcional do corpo, referir-se yang. As características da calma, descendo, escuridão, degeneração, hypoactivity, incluindo a doença orgânica, referir-se o yin. A natureza do yin e do yang é relativa.
De acordo com a teoria de Yin-Yang, tudo no universo pode ser dividido nos dois opostos mas em aspectos complementares do yin e do yang e assim por diante sem fim. Por exemplo, o dia é yang e a noite é yin, mas a manhã está compreendida como sendo yang dentro de yang, tarde é yin dentro de yang, nivelando antes que a meia-noite esteja yin dentro do yin e do tempo depois que a meia-noite é yang dentro do yin. Como os estados de Suwen, "Yin e yang podiam atingir dez no número, sejam estendidos a cem, a mil, a dez mil e nunca ao infinito."
O índice básico da teoria de Yin-Yang a oposição de Yin e de Yang a teoria de Yin-Yang sustenta que cada objeto no universo consiste em dois aspectos opostos que estão na limitação e na interação mútuas contínuas. A alternação das quatro estações é um exemplo. A primavera é morno e o verão quente. Isto é devido à ascensão de yang qi que restringe o outono legal e o frio do inverno. Alternadamente, o coolness do outono e o frio do inverno levantam-se devido ao ascendancy do yin que restringe o calor da primavera e o calor do verão. De acordo com a teoria de Yin-Yang, o ciclo sazonal é o resultado das atividades mutuamente restritivas e mutuamente consumir-crescentes do yin e do yang. Um ou outro lado dos dois opostos sempre restringe e atua no outro. Este processo de limitação e de interação mútuas é a operação do yin e do yang, sem que a mudança não ocorresse. Assim os dois opostos do yin e do yang não existem como uma entidade em um estado imóvel e unconcerned. Interage constantemente um com o outro, daqui a alteração e o desenvolvimento de um objeto.
A interdependência Yin e yang de Yin e de Yang está imediatamente na oposição e na interdependência. Cada um dos dois aspectos é a condição para outra existência e nenhuns podem existir no isolamento. Por exemplo, o dia não é yang, noite no yin, sem dia lá seria nenhuma noite; a parte superior é yang, é mais baixo yin; a esquerda é yang, o direito é yin, etc., cada par existe em um estado de dependência mútua, e sem seu oposto não poderia existir. A relação interdependente do yin e do yang está descrita no Suwen, "Yin está instalada no interior como a fundação material para yang, quando yang permanecer no exterior como a manifestação da função do yin." Esta é uma explicação tradicional da interdependência do yin e do yang.
A relação Consumir-Crescente mútua de Yin e de Yang o yin e os aspectos de yang dentro de um objeto não são quietos, mas em um estado de movimento constante. Podem ser descritos como sendo em um estado aonde a diminuição do yin conduza a um aumento de yang, ou no versa do torno. Tomando a transformação das estações como um exemplo, em termos da teoria de Yin-Yang, o processo de transição do frio do inverno com o calor da primavera no calor do verão demonstra o processo de uma diminuição do yin que conduz em um aumento de yang. Quando a transição do calor do verão ao frio do inverno for a diminuição de yang que conduz a um aumento do yin. Em relação às atividades funcionais de corpo humano, que são consideradas yang, o consumo de substâncias nutrientes, que são consideradas yin, conduz à diminuição do yin ao aumento de yang. Como o metabolismo de substâncias nutrientes (yin) esgota a energia funcional (yang) até certo ponto, isto é compreendido como uma diminuição de yang ao aumento do yin. Em condições normais o consumo e o aumento mútuos do yin e do yang mantêm um equilíbrio relativo. Sob circunstâncias anormais há um excesso ou uma insuficiência de yin ou de yang que conduzem à ocorrência da doença.
A relação de transformação mútua de Yin e de Yang em determinadas circunstâncias e em um determinado palco do desenvolvimento, em cada um dos dois aspectos do yin e em yang, dentro de um objeto, transformará do yin em yang e de yang no yin. O consumir-aumento mútuo do yin e do yang é um processo de mudança quantitativa, e a transformação mútua do yin e do yang é um processo de mudança qualitativa. Os comentários de Suwen, "frio extremo causarão o calor, e o calor extremo induzirá o frio… "além disso, "o yin excessivo pode causar síndromes de yang ou tender a ser transformado e vice-versa em yang." Estas são as características e as condições da transformação mútua do yin e do yang.
A transformação mútua do yin e do yang é considerada frequentemente durante o desenvolvimento de uma doença. Por exemplo, se um paciente tem uma febre alta constante, que esteja abaixada de repente, acompanhado de uma tez pálida, membros frios, pulso extremamente fraco (os sintomas do perigo de síndromes frias do yin), nós podemos dizer que a doença transformou de uma síndrome de yang em uma síndrome do yin. Sob estas circunstâncias, o tratamento apropriado da emergência deve aquecer os membros para fazer o normal do pulso. O yang recuperará, e o perigo será removido. Assim as síndromes do yin podem mudar em síndromes de yang. A prática clínica fornece outros exemplos da transformação mútua do yin e do yang. É comum na prática clínica mandar síndromes exteriores transformar em síndromes interiores ou reciprocamente e as síndromes do shi (excesso) podem mudar em síndromes do xu (deficiência) ou reciprocamente. As relações acima mencionadas da oposição mútua, da dependência, do consumir-aumento, e da transformação do yin e do yang são o índice básico da teoria de Yin-Yang. Além disso, estas quatro relações entre o yin e o yang não são assim que isolado de se mas interconecte com e interaja em cima de se.
A aplicação da teoria de Yin-Yang ao campo da medicina chinesa tradicional a teoria do yin e do yang é usada extensivamente na medicina chinesa tradicional para explicar a estrutura histológica, a função physiological, e as mudanças patológicas do corpo humano, e para servi-los como guia para o diagnóstico do tratamento. A estrutura anatômica e histológica do corpo humano a teoria de Yin-Yang afirma que o corpo humano é um inteiro orgânico, e existe uma conexão orgânica entre todos os tecidos e estruturas. Contudo, ao mesmo tempo, cada um deles pode ser dividido nos aspectos opostos do yin e do yang. Vendo o corpo no conjunto, a parcela acima da cintura referir-se yang e aquela abaixo pertence ao yin; o exterior do corpo está associado com o yang, quando o interior for associado com o yin; a parte traseira é considerada yang e a parte dianteira, yin; o aspecto lateral é yang e o central, yin. Os órgãos do zang-fu igualmente têm o yin e os aspectos de yang, os seis órgãos do fu estão considerados yang quando os órgãos do zang forem yin. Cada um dos órgãos próprios do zang-fu pode outra vez ser dividido no yin ou no yang; por exemplo, yin do coração e coração yang ou yin do rim e rim yang. De qualquer modo complexo, todas as estruturas de corpo humano e tecidos pode ser generalizado e explicado pela relação de yin-Yang.
Como o Suwen diz, o "homem tem a forma física que é inseparável do yin e do yang." As funções Physiological do corpo humano a teoria de Yin-Yang consideram as atividades vitais normais do corpo humano ser o resultado do equilíbrio relativo entre o yin e o yang. Na medicina chinesa tradicional, as funções physiological dos órgãos e suas substâncias são relacionadas inseparável ao yin e ao yang. Por exemplo, as atividades (yang) de um órgão particular são baseadas na substância desse órgão (yin) e quando qualquer um destes aspectos é ausente, o outro não pode funcionar. Assim o resultado de atividades physiological é promover constantemente a transformação de yang na essência do yin. Se o yin e yang não podem manter o equilíbrio e a interação relativos, separará de se que termina a vida que depende em cima deles. Como o Suwen diz, "quando o yin mantém o equilíbrio com yang e ambos para manter uma condição normal de qi, a seguir de saúde seja alto-espirituoso. Uma separação de yin e de yang conduzirá à exaustão de qi essencial."
As mudanças patológicas do corpo humano a teoria de Yin-Yang sustentam que a doença é um resultado de um desequilíbrio entre o yin e o yang que conduz à hiperatividade ou ao hipoatividade do yin e do yang. A ocorrência e o desenvolvimento de uma doença são relacionados igualmente a zheng qi (resistência do corpo ou fatores antipatogênicos) e xie qi (fatores patogênicos).
A teoria de Yin-Yang pode ser usada para generalizar as relações de interação entre a resistência do corpo e fatores antipatogênico. Os fatores patogênicos estão divididos em fatores patogênicos de Yang-natured e em fatores patogênicos yin-natured, quando zheng qi incluir a essência do yin e o yang qi. Os fatores patogênicos de Yang podem causar o hipoatividade de yang corporal que conduz a ferimento do yin; resultados de uma síndrome do calor. Se a doença é causada por fatores patogênicos do yin, pode causar o hipoatividade do yin seguido pelo ferimento de yang; uma síndrome fria resultará. Quando yang é deficiente não restringe o yin na relação equilibrada entre o xu dois causando (deficiência) que é uma síndrome fria. O complexo dos sintomas do calor do xu, contudo, é causado por uma deficiência do yin e por um excesso de yang.
As mudanças patológicas da doença são variadas, mas podem geralmente ser explicadas em termos do desequilíbrio de yin-Yang: o excesso do yin causa síndromes frias, a preponderância de yang conduz para aquecer síndromes, a deficiência de yang causa síndromes frias, e a deficiência do yin conduz para aquecer síndromes.
O diagnóstico das doenças o fator causal básico da doença é um desequilíbrio entre o yin e o yang. Consequentemente, não importa como intrincado e volátil as manifestações clínicas são, podem ainda ser resumidas em duas categorias: síndromes do yin e síndromes de yang.
Um diagnóstico correto depende em cima de uma classificação clara do yin e das síndromes de yang ou nas palavras do Suwen, "se um é bom no diagnóstico, devem diferenciar o yin de yang após a observação da cor (da tez, da língua, da urina, do tamborete, etc.) e de sentir o pulso." Os quatro métodos diagnósticos (inspeção, auscultação e olfação, inquérito, e palpação) igualmente usam o yin e o yang, por exemplo: o interior, o xu (deficiência), e as síndromes frias são considerados yin; o exterior, o shi (excesso), e as síndromes do calor são considerados yang; a cor brilhante é yang, cor não ofuscante é yin; uma voz sonorosa e forte indica yang, uma baixa voz yin; a respiração fraca é yin, respiração grosseira é yang; os pulsos superficiais, rápidos, e vigorosos são yang, fraco lento, profundo, e os pulsos fracos são yin.
As aplicações no tratamento clínico desde o desequilíbrio e a flutuação do yin e do yang são consideradas os fatores causais básicos da ocorrência da doença e o desenvolvimento, tratamento deve reajustar o yin e o yang a seu estado básico de equilíbrio relativo. Por exemplo, se o calor patogênico, um fator causal da doença de yang, consome o yin fluido e afeta o yang grandemente abundante do corpo. Neste caso, os métodos frios para síndromes do calor (por exemplo, o uso das ervas com doenças natureza "fria" curar de um "calor") são o tratamento prescrito. Se o frio patogênico é superior, danificará o yang qi e exercerá a influência no yin restante do corpo. Neste caso, o método do calor para síndromes frias (por exemplo, o uso das ervas com uma natureza "quente" curar doenças "frias"). Inversamente, nos casos onde o excesso de yang se causado pelo fluido do insuficiente yin restringir yang ou onde a preponderância do yin é devido à deficiência de yang qi que é incapaz de controlar o yin, a seguir o tratamento deve reforçar o insuficiente yin ou yang.
O princípio geral é, do "yin deleite para doenças de yang, e deleite yang para desordens do yin." No tratamento médico, a teoria do yin e yang são usados não somente para decidir os princípios de tratamento. Esta teoria é aplicada igualmente geralmente às propriedades, ao sabor e à ação do fitoterapia chinês como um guia à administração clínica das ervas. Por exemplo, as drogas com propriedades do frio, as úmidas são classificadas como o yin e as drogas com as propriedades opostas são classificadas como yang. As ervas com sabores ácidos, amargos, ou salgados são yin, quando aqueles com sabores pungentes, doces, forem yang. As drogas com uma ação adstringente ou descendente são yin e aqueles com uma ascensão e uma ação de dispersão são yang. No tratamento clínico, nós devemos determinar os princípios de tratamento baseados em uma análise do yin e das condições de yang atuais em termos de suas propriedades e ações de Yin-Yang da diferença. O objetivo do tratamento clínico é à restauração de propriedades e de ações saudáveis de Yin-Yang. O objetivo do tratamento clínico é restaurar um equilíbrio saudável de Yin-Yang no paciente.
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